quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A raiz dos problemas tem solução!

Números, letras, símbolos e mais símbolos. Para uns, um alento; para outros, grande tormento. A verdade é que ninguém passa incólume aos seus atributos. A Matemática é a ciência das abstrações, deduções e dos problemas. Já que é figurinha carimbada nos vestibulares país afora, é necessário estudá-la com afinco. Para isso, selecionei alguns sites que oferecem grande quantidade de exercícios e materiais teóricos, que tornarão suas horas de estudo menos penosas:

 1) Grata sugestão do pré-vestiano Alex Mesquita Fernandes( membro do grupo Pré-Vest da Deprê, do Facebook), o site Matemática em Exercícios (link aqui) apresenta uma variedade de materiais,  com destaque para as resoluções de questões dos vestibulares mais tradicionais do país(VUNESP,PUC,ITA,entre outros). Super recomendo! :D

2) Esse é meu xodó para aprender Matemática rsrs Conheci há 4 anos atrás, durante a  época em que me preparava para o "vestibulinho" do Pedro II (onde estudei o EM). O Vestibulandia.com (link aqui) possui como um dos administradores ninguém mais, ninguém menos que Nerckie, campeão de joinhas no Youtube, com seu canal de Matemática. No site, vocês podem encontrar, além de videoaulas extremamente esclarecedoras, artigos que expõem dicas variadas de estudo e um fórum(Plantão de Dúvidas), onde são discutidos assuntos das 3 grandes áreas do conhecimento(Humanas, Exatas e Biológicas). Enfim, o Vestibulandia é mais um desses tesouros cibernéticos, que salvam a vida de milhares de pessoas :D

3) Para quem já aprendeu a matéria e precisa colocar seus conhecimentos em prática, o DiadeMatemática(link aqui) é uma ótima pedida. Com um acervo invejável de questões sobre todos os assuntos da Matemática do Ensino Médio, todas com gabarito, além de resoluções de provas da OBMEP e várias curiosidades, é um prato cheio para quem curte( e para quem pensa que não curte rs) a ciência da abstração.

Por ora, essas são as minhas sugestões! Dúvidas,elogios, puxões de orelha, só mandar um email para nathaliatgm@hotmail.com, comentar no post ou mandar mensagem para o meu Facebook(link aqui). Abraços e bons estudos!

8 comentários:

  1. Bom, Nath, já que tu se propõe a ajudar os amiguinhos, irei lhe usar bastante hahaha ( no bom sentido, é claro ). Me encontro nas matérias humanas: geografia, história e português. Tenho, não sei como, facilidade em matemática, mas somente em álgebra. Ou seja, aritimética e geometria não gostam do pai aqui. Então, além dos sites acima, quero saber se há algum voltado para essas minhas dificuldades? Beijunda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cainho, meu caro, o site do SóMatemática(http://www.somatematica.com.br/emedio/espacial/indice.php) tem uma teoria simplesmente TOP sobre geometria e aritmética...Dando uma procuradinha básica, vc encontra explicações bem claras...Se vc estiver precisando de vídeoaulas, não conheço nada melhor que o Nerckie mesmo(pelo menos pra nível de vestibulares como ENEM, UERJ, UNICAMP,FUVEST)...Espero ter ajudado :D

      beijunda ^^

      Excluir
  2. Obrigada, Nath.
    O post foi super esclarecedor.

    ResponderExcluir
  3. Na parte de quimica seria legal, ja que a maioria tem afinidade com quimica organica, colocar uns comentarios de fisico quimica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugestão anotada, Fernanda! Físico-química é um terror para muita gente mesmo, rs assim que eu tiver novidades sobre essa parte específica da química, eu posto por aqui, ok? abraços ^^

      Excluir
  4. Nathália, vc estudava em média quantas hrs por dia? e cm era o cronograma dos deus estudos? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bom, eu nunca fui muito de contar quantas horas estudava por dia, mas creio que, incluindo o colégio, eu estudava umas 10,11 horas...Fora que eu não costumava discernir fins de semana nem feriados de dias úteis, todo dia era dia de estudar hahaha E eu não tinha um cronograma específico, fazia as provas anteriores, via as minhas dificuldades e focava naquilo...Amanhã vou fazer um post sobre organização dos estudos! Fique atento(a)! Abraços :D

      Excluir