segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O melhor da literatura...dos vestibulares(parte 1)

Estudar pela Internet é uma das formas mais cômodas de se adquirir conhecimento, mas às vezes as coisas não saem como planejado. Se a conexão cair ou então o seu querido e amado PC tiver algum problema, não lhe restará alternativa, meu caro: você terá que recorrer aos bons e velhos livros didáticos. Por isso, preparei essa lista com os meus preferidos de cada matéria:

Para Matemática: 
- Fundamentos da Matemática Elementar-Gelson Iezzi e Carlos Murakami (Editora Atual) : Dispensa comentários. Simplesmente a coleção mais famosa, mais completa e mais amada do mundo dos vestibulares! A Bíblia da Matemática de Ensino Médio existe, e é distribuída em 11 volumes. O único inconveniente é o alto preço (uma média de R$ 90,00 por cada livro novo, e R$ 60,00 se estiverem usados), o que pode significar um grande empecilho para estudantes de baixa renda(como a senhorita que vos fala nesse exato momento rs). Mas nem tudo está perdido! Alguns sites, como o  Conhecimento Vale Ouro ou ainda o bom e velho 4shared disponibilizam o download gratuito da obra completa. :)

A coleção completa(linda, diga-se de passagem rs)















-Matemática Temas e Metas-Antonio dos Santos Machado (Editora Atual) : A minha história com essa coleção é interessante. Há alguns anos atrás(creio que eu ainda estava no 9º ano do Ensino Fundamental, preparando-me para ingressar no Pedro II), meu pai estava fazendo uma limpeza na calçada de casa, quando se deparou com um livro, que estava jogado próximo a uma lixeira. Ele se aproximou e pegou o exemplar. Ao analisá-lo e constatar que era uma publicação de Matemática, imediatamente meu pai me trouxe o livro. Eu percebi que, embora não fosse adequado ao meu nível na época, já que trata de conteúdos mais voltados ao Ensino Médio, aquele título poderia ser de grande serventia no futuro(outro motivo para eu tê-lo preservado é o fato de achar um sacrilégio alguém jogar um livro,seja de que assunto for, na lixeira...Total falta de respeito). Dito e feito! Havia adquirido, mesmo sem querer, o Volume 6 dessa coleção,que trata de Funções e Derivadas. Bom, histórias de vida à parte, vamos falar dos aspectos positivos. É uma ótima pedida para quem busca conteúdos completos, exercícios com gabarito e uma abordagem relativamente simples. O inconveniente é o alto preço: um volume novo custa, em média, R$ 110,00 (ai, meu bolso). Mas também há sites que disponibilizam a coleção para download, como o 4shared. Enfim, é só baixar e aproveitar! ^^

Um dos exemplares da coleção















Para Português/Literatura/Redação:

- Moderna Gramática Portuguesa- Evanildo Bechara - Editora Lucerna : Item indispensável a uma estante(virtual ou física) de um vestibulando. Todas as regras relevantes da Gramática da última flor do Lácio estão nessa publicação, bem como suas particularidades e exceções.  Tenho o exemplar antigo, sem as atualizações do Novo Acordo, por causa de minha mãe, que é formada em Letras - Português/Inglês(surrupiar o livro da mãe é perdoável, não?rs) Enfim, excelente ferramenta de pesquisa e consulta! Preço na Livraria Saraiva: R$ 71,00. Também disponível para download, no site Ebah. :)


















-  Português Maia-João Domingues Maia-Editora Ática- Já li muitos comentários negativos sobre esse livro, mas eu particularmente adoro o Maia. Simples, objetivo e completo(pelo menos na parte de Literatura, não deixa nem um pouco a desejar). E o melhor: o volume único custa, no MercadoLivre, R$ 40,00(sim, é usado, você realmente achou que fosse encontrar um livro de Ensino Médio novo a esse preço?haha)! É uma alternativa barata para quem quer aprender os principais tópicos de Língua Portuguesa.














Para Geografia:

- Geografia- João Carlos Moreira e Eustáquio Sene- Editora Scipione: Outro clássico dos vestibulares. O livro é bom, tem muita informação, exercícios de vestibulares e ENEM(com gabarito),mas eu o considero pouco prático quando se trata de Geopolítica. Os exames andam cobrando muitas Atualidades nessa parte da Geografia, então é mais vantajoso acompanhar os noticiários. No MercadoLivre, está sendo vendido a R$ 45,00, usado. Boa pedida!


















Para Biologia:
- BIO -Sônia Lopes : Completíssimo, indicado até mesmo para a galera da Medicina, que tem essa matéria como específica. Usei um dos livros da Sônia Lopes durante todo o meu Ensino Médio, e para algumas eventuais consultas, já que minha específica não era Biologia. No MercadoLivre, os preços variam de R$50,00 a R$ 90,00. :)














As sugestões para as demais matérias você encontra no próximo post! Dúvidas, sugestões ou puxões de orelha, só deixar um comentário aqui no post, enviar um e-mail para nathaliatgm@hotmail.com ou comentar na fanpage do Facebook, ok? Abraços e bons estudos! :D 

4 comentários:

  1. Esse de geografia é bom demais. Usei ele pros vestibulares!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro eu usava pra escola tb, era muito bom mesmo, classicão dos vestibulares ^^

      Excluir
  2. O livro da Sônia Lopes é bom, mas nenhum se compara aos do Amabis. Ele é recomendado para quem faz específica de bio (a linguagem é um pouco mais complexa).
    Se não me engano, tem link para baixar o volume 2 no 4Shared ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca cheguei a usar o Amabis rs Meu colégio só tinha o Sônia Lopes para distribuir... Mas já ouvi boas indicações do Amabis sim.

      Excluir