quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Como se organizar?

Olá, meus caros! Hoje falarei de um assunto ultra importante para quem quer ser aprovado na faculdade: organização. Um dos maiores desafios de um vestibulando é planejar o horário de estudos."Quantas horas por dia devo estudar? Por onde começar? Quantas redações por semana?". Essas dúvidas são inerentes a todos aqueles que buscam uma vaga na universidade. Então, aqui vai uma lista para ajudá-los:

1º passo: Defina prioridades

-O mais fundamental dos conselhos que eu posso dar a vocês. O vestibular é uma guerra, e o vencedor é, acima de tudo, um bom estrategista. Portanto, decida para quais universidades você irá aplicar, e comece a pesquisar sobre seus respectivos processos seletivos:editais e provas anteriores, estilo das questões, conteúdos programáticos, etc. Após essa etapa, comece a fazer as provas, para ver onde vocês se sairiam bem e onde precisariam estudar mais. É nesses conteúdos que vocês devem focar mais, não se esquecendo de revisar as outras coisas também.

Se os vestibulares existissem na época de Esparta, acho que
seriam mais ou menos assim :P


2º passo: Organize um horário de estudos flexível

Uma das maiores frustrações que um vestibulando pode enfrentar é preparar um horário de estudos e não conseguir cumpri-lo. Dá uma sensação de desânimo total...(sei bem como é isso, nunca consegui cumprir um horário à risca). Portanto, é bom montar uma planilha que conte com os imprevistos, como compromissos(médico, dentista, algum evento de família), trabalhos de escola e atividades extra-curriculares(caso vocês ainda cursem o EM). As matérias com as quais vocês têm mais dificuldade devem ser estudadas em dias nos quais vocês dispõem de mais tempo e disposição(no meu caso, o "meio da semana" era mais eficiente). Finais de semana são mais indicados para fazer redações e revisar os conteúdos aprendidos durante a semana. 

O desejo de todo vestibulando


3º passo: Faça redações de acordo com a sua dificuldade


Muitos especialistas aconselham que os vestibulandos façam de uma a duas redações por semana. Isso é extremamente relativo, na minha opinião. Quem já possui uma facilidade em escrever deve seguir a dica de 1 redação por semana, em média, mas aqueles que não se identificam com a matéria de Redação devem elaborar, pelo menos, uns 3 textos por semana. Escrever bem é uma das habilidades mais valorizadas nos exames(vide ENEM, onde o exame de Redação é o único que pode chegar à pontuação máxima de 1000); portanto, quanto mais vocês praticarem, melhor. Treinem as propostas das provas anteriores, até esgotá-las e, depois, comecem a procurar notícias de jornais recentes para elaborar propostas próprias(há uma grande chance de acertar o tema da proposta, já que a banca costuma exigir o posicionamento do candidato perante questões atuais). 

Essas são apenas algumas dicas iniciais; em breve, postarei outras. Abraços e bons estudos! :D


2 comentários: