quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

O organismo agradece :)

Imagine a seguinte situação: no dia do tão esperado exame,você chega ao seu local de prova, passa pela revista básica dos fiscais, confere seu nome,dados pessoais e etc, até que...Pimba!, chega na sala onde vai fazer o vestibular e se depara com uma cadeira completamente desconfortável. Isso é de deixar qualquer um desanimado, não é? Afinal de contas, passar 4, 5 horas sentado, "queimando a mufa", sobre uma carteira que não favorece em nada é frustrante. Para driblar esse problema, é necessário fazer um bom alongamento,  de forma a deixar o organismo mais preparado para enfrentar as temidas questões do vestibular. O mais indicado é realizá-lo cerca de 10 minutos antes de entrar na sala de aula, mas se você, como eu, é um ser um tanto quanto esquecido, pode fazer alguns movimentos durante a prova, para aliviar a tensão. O único senão é a possibilidade de receber um olhar de estranheza de algum fiscal ou candidato rs (convenhamos, de médico e louco, todos temos um pouco, não?). Enfim, aí vão os exercícios mais comuns de alongamento:

-Braços: Projete os braços para a frente do corpo, com os dedos entrelaçados e as palmas das mãos viradas para fora. Conte mentalmente até 8 e depois, relaxe. Após isso, flexione um braço de cada vez, segurando o cotovelo do membro flexionado com a outra mão e puxando em direção à cabeça. Novamente, conte até 8 e relaxe.
Exemplo de alongamento dos braços. Retirado daqui

-Pernas: Antes de se sentar, curve o tronco para a frente, esticando os braços em direção aos pés. Tente tocar o chão com as mãos(tenho uma pequena pontada de inveja de quem consegue; eu, particularmente, não saio do meio da canela haha). Conte mentalmente até 8 e relaxe. Repita o movimento, dessa vez com as pernas um pouco afastadas. Conte até 8 e relaxe.

Exemplo de alongamento das pernas. Retirado daqui

- Pescoço: Faça movimentos circulares com a cabeça, nos sentidos horário e anti-horário. Jogue o queixo para cima e a cabeça para trás. Repita o último movimento umas cinco vezes.

Exemplo de alongamento do pescoço. Achei aqui

- Dedos e pulsos: Abra e feche a mão repetidas vezes, durante uns 5 segundos. Repita o exercício 5 vezes. Gire os pulsos nos dois sentidos(horário e anti-horário). Repita o exercício 5 vezes.

Exemplo de alongamento e aquecimento de dedos e pulsos. Também é muito utilizado
por músicos e estudantes de Música,  como forma de prevenção contra a LER (lesão por esforço
repetitivo). Achei aqui 

Por hoje é só, gente! Dúvidas, sugestões ou puxões de orelha, envie um e-mail para nathaliatgm@hotmail.com, deixe um comentário no post ou envie uma mensagem para a fanpage, no Facebook. Abraços e bons estudos! :D



2 comentários:

  1. Daora a dica (e há quem diga que isso não importa). Alongamento é fundamental!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alongamento melhora muito a disposição para estudar, é super importante mesmo! :D

      Excluir