sábado, 16 de março de 2013

Para descontrair e aprender

Olá, caros vestibulandos! Como vão os estudos? Hoje venho lhes apresentar duas sugestões maravilhosas para aprender e descontrair a cabeça. Fim de semana(pelo menos para mim) é sinônimo de dias repletos de bons filmes e livros. Mas, quando se é vestibulando(e um vestibulando meio noiado, como eu fui), qualquer mísero minuto de diversão vem acompanhado daquela máxima:"Eu deveria estar estudando..." Que tal, então, unir o útil ao agradável e exorcizar a culpa das suas vidas?

Selecionei duas HQ's que trazem uma abordagem fantástica sobre um tema mega atual da Geografia política: o Irã. Esse país, situado no Oriente Médio, encontra-se no centro de algumas questões geopolíticas importantes, principalmente relacionadas ao programa nuclear desenvolvido com o aval de seu presidente, Mahmoud Ahmadinejad (sim, eu copiei e colei do Google, porque não sabia bem como escrevê-lo). Saber um pouco mais de sua história e cultura é imprescindível para não ter "surpresinhas" na hora do vestibular. E histórias em quadrinhos são muito rápidas de se ler, então sobra bastante tempo para vocês focarem em seus livros-texto. Considerem minhas sugestões como leituras complementares. Enfim,aí vai:

-Persépolis-Completo ( Satrapi, Marjane)-Editora Cia das Letras: Autobiografia da escritora iraniana, que tinha apenas dez anos na época da Revolução Islâmica, de 1979. A graphic novel oferece detalhes interessantes sobre esse período, além de uma breve introdução, que conta a história do Irã desde seus tempos de Pérsia rs. Eu simplesmente adorei o livro, e recomendo-o muito, tanto para aqueles que vão prestar vestibular como para quem apenas procura por uma leitura descontraída, interessante e enriquecedora. Um detalhe interessante é que fiquei sabendo de Persépolis através da revista de Atualidades do Guia do Estudante. 



Capa da HQ
Detalhe da história. A arte aparentemente simples da HQ contribui para dar uma
impressão infantil ao relato, já que Marjane começa sua história com 10 anos

-O Paraíso de Zahra(Amir e Khalil) - Editora LeYa: Uma história emocionante da busca de uma mãe pelo filho, desaparecido durante os protestos contra o resultado das eleições presidenciais do Irã, em 2009, que elegeram o atual governante do país, Mahmoud Ahmadinejad. O pano de fundo do enredo é puramente político, e contribui para desvendar as razões de um conflito ainda em andamento no país. "O paraíso de Zahra" foi lançado primeiramente como uma história on-line, e seus idealizadores mantêm seus verdadeiros nomes em sigilo, por razões óbvias. Li essa graphic novel em apenas algumas horas, e fiquei simplesmente maravilhada e chocada. Para quem possui a intenção de expandir seus horizontes, é uma excelente pedida. 




Capa da HQ


Detalhe da história. Atente para a riqueza de detalhes da arte(maravilhosa, por sinal)

Essa foi a dica de hoje! Dúvidas, sugestões ou puxões de orelha, envie um e-mail para nathaliatgm@hotmail.com, deixe um comentário no post ou envie uma mensagem para a fanpage, no Facebook. Abraços e bons estudos! :D


Nenhum comentário:

Postar um comentário